MDB e Progressistas não estarão juntos nas eleições de 2020 em Carazinho

MDB e Progressistas não estarão juntos nas eleições de 2020 em Carazinho

Presidente do MDB, Jorge Dutra, confirma que o partido não aceita as condições impostas para manter a coligação. Progressistas pretendem ter candidato a prefeito

Nesta semana o presidente do MDB de Carazinho, Jorge Dutra, comunicou aos filiados e membros da sigla, que em reunião entre lideranças partidárias e membros da executiva, foi tomada a decisão de romper aliança com os Progressistas (PP). De acordo com Dutra, a partir da definição, o partido passa a conversar com outros partidos oportunizando a mesma liberdade ao PP.
Em entrevista a Rádio Diário AM 780, o presidente comentou que a proposta feita ao final do ano passado pelo Progressistas, na qual condicionava a manutenção da coligação que foi vitoriosa em 2016 diante de um percentual de 50% de cargos comissionados e secretarias ao PP, o que teria causado desconforto entre as siglas.

Presidente do MDB, Jorge Dutra. Foto: Arquivo | Diário

“Neste momento o foco é terminar o mandato. O PP tem pessoas importantes na Administração, mas entendemos que a carta da executiva para negociação de cargos e secretarias não fecha com nossas posições e acredito que nem a população concorda com isto neste momento”, disse o presidente.

Dutra declarou que diante da intenção apresentada pelo PP, o MDB teria tentado uma renegociação que não evoluiu.

“Sabemos do tamanho e da história do PP, mas algumas pessoas estão conduzindo o partido do lado oposto a que pensamos. Demoramos a responder, mas ficamos numa condição desconfortável”, disse a liderança emedebista.

Sobre a continuidade ou não dos secretários e cargos comissionados vinculados ao PP na atual administração, Dutra disse que a decisão cabe ao prefeito. Por sua vez, o prefeito Milton Schmitz confirmou que por ora não haverá mudanças imediatas no quadro.

PP pretende ter candidato próprio a majoritária

O presidente do Progressistas, Aylton Magalhães, comenta que o posicionamento anunciado pelo MDB nesta semana já estava sendo esperado.

Presidente do Progressista Aylton Magalhães. Foto: Arquivo | Diário

“De minha parte já estava agindo como partido independente da atual coligação, agora esta comunicação nos deixa sem comprometimento de ter de estar respeitando quem estava contra a ideia do PP de concorrer sem o apoio do MDB”, citou Magalhães.

De acordo com o presidente, o Progressistas não abre mão de ser cabeça de chapa nas próximas eleições.

“Nós temos bala na agulha para concorrer com chapa pura, mas estamos ouvindo e continuaremos ouvindo os partidos. Vamos concorrer com cabeça de chapa. O candidato a prefeito tem de ser do PP esta é uma decisão interna nossa e vimos que com MDB isto não iria acontecer”, detalhou.

De acordo com Magalhães, o Progressistas gostaria de alinhar com o PSL, e com simpatizantes do Aliança pelo Brasil. O presidente colocou, no entanto, que já houve discussões também com o PDT e com o PSDB.

PDT deve decidir seu rumo nesta sexta-feira

O presidente do PDT em Carazinho, Paulo Barboza, mencionou que a executiva do partido tem reunião marcada para esta sexta-feira (28) para tratar dos rumos do partido nas eleições de outubro.

“Viemos há alguns meses trabalhando para colocar nome do partido para concorrer a prefeito temos alguns nomes encaminhados dentro do partido, mas vamos colocar na pauta desta sexta-feira para discussão e decisão e deixar registrado em ata”, citou Barboza.

O presidente do PDT ponderou que o partido teria nomes para concorrer com chapa pura, mas no encontro desta sexta-feira (28), também será colocada para apreciação dos correligionários a possibilidade de coligar com o PSDB.

Barboza ainda revela que o partido também teria sido convidado pelo MDB a formar coligação e neste caso ofertar nome de candidato a vice-prefeito, possibilidade esta que também será debatida no encontro. Fonte: Diário da manhã

Compartilhar publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *