Conselheiras tutelares de Carazinho tomam posse
Em cerimônia realizada no gabinete do prefeito, tomaram posse na manhã desta sexta-feira (10) as novas conselheiras tutelares do município, que exercerão mandato pelos próximos quatro anos.
Após a leitura do termo de posse e do juramento das novas conselheiras, o prefeito em exercício Fernando Sant’Anna de Moraes e a presidente do COMDICACAR, Vânia dos Santos, assinaram a Portaria de Nomeação das conselheiras tutelares.
O Conselho Tutelar de Carazinho para o período de 2020 a 2023 será formado por Ciliana Borgheti, Loreni Matos, Bruna de Quadros, Ceres Hartmann e Elisa Dias.
O Conselho Tutelar é um órgão público, permanente e autônomo, não jurisdicional, eleito pela comunidade local para zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Atua no âmbito do município e tem a função específica de atendimento a cada caso de maus-tratos, espancamentos, violência sexual, negligência, exploração do trabalho infantil, abandono ou qualquer outra forma de violência cometida contra crianças e adolescentes. Suas atribuições estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Carazinho – COMDICACAR, Vânia dos Santos, o trabalho dos conselheiros vai muito além de apenas zelar pela garantia dos direitos, ou de resolver questões quando já existe uma problemática. “Eles ajudam a prevenir situações que deixem os menores vulneráveis. Trabalham muito com a frequência escolar, entre outras questões.”
A cerimônia contou ainda com a presença de secretários de governo, servidores do município, presidente da Câmara de Vereadores, Gian Pedroso, vereadores, promotora da Promotoria de Justiça Especializada, dr. Adriana Costa, Juíz da Infância e Juventude, dr. Bruno Massing de Oliveira, major Juliano Moura do 38º Comando da Brigada Militar e familiares das empossadas.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Deixe um comentário