Câmara adianta devolução de R$400 mil ao Executivo Municipal
A Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque realizou na manhã desta quarta-feira (29), a devolução de R$400 mil ao Executivo Municipal que deverá utilizar o recurso na Secretaria Municipal de Habitação, no projeto de reformas habitacionais urbanas e rurais. O ato oficial aconteceu no gabinete do Prefeito Pedro Paulo Falcão e contou com a participação do presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Alberto Bacher – Betão, dos Vereadores Alberto Maurer – Betinho, Marina Fátima Trennepohl Crestani – Neca, Everaldo Quadros de Moura, Charles Morais e Cláudio Trentin – Kraus; dos assessores e servidores do Poder Legislativo; da secretária municipal de Habitação, Nara Adams e equipe; e da secretária municipal de Administração e Planejamento, Noeli Marchy.
Inicialmente, o presidente da Câmara de Vereadores Betão destacou a importância da devolução antecipada de recursos do Legislativo Municipal ao Executivo. “O município tem uma demanda grande por reformas habitacionais. Vendo essa necessidade, decidimos antecipar parte da devolução para auxiliar essas famílias que pagam impostos e precisam receber melhorias.”
Em sua manifestação, a Vereadora Neca destacou que a secretária municipal de Habitação, Nara Adams, desde o ano passado já vem solicitando à Câmara um repasse para auxiliar as famílias mais carentes do município. “Com esse valor, a Secretaria terá um fôlego financeiro para colocar em prática o projeto de reforma habitacional das residências que realmente precisam.”
Os Vereadores Alberto Maurer e Everaldo Quadros de Moura, também se pronunciaram e destacaram a importância da destinação de recursos, oriundos da economia do Legislativo Municipal. “Percebemos nas peças orçamentárias ano passado que há pouco investimento nessa área e nas visitas que realizamos percebemos a demanda que tem essa área”, afirmou Betinho.
Já o Vereador Charles Morais, sugeriu ao Executivo Municipal que as famílias que já foram beneficiadas com reformas habitacionais, tenham nova oportunidade de participar do projeto. Segundo Charles, atualmente a lei municipal não permite que pessoas já selecionadas possam novamente participar do certame. “Tem famílias que receberam o telhado, outras receberam a madeira, e que agora precisam reformar outra parte da residência. O projeto é interessante, deve dar preferência para aquelas que não foram beneficiadas, mas também não pode desqualificar aquelas que já receberam e precisam novamente de ajuda.” Já o Vereador Kraus, afirmou que o município tem mapeado as casas que precisam de reformas.
Por parte do Executivo Municipal, o Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa destacou a importância da devolução de recursos e afirmou que no momento de dificuldades financeiras do município, onde 42% do orçamento são destinados para a folha de pagamento, 25% para a Educação e 15% na saúde, o percentual de investimentos fica reduzido. “Estamos finalizando no próximo mês um grupo de reformas, e esse valor é muito importante pois dará continuidade ao projeto social.”
Nara Adams, secretária municipal de Habitação enalteceu a ação dos Vereadores e o olhar social que a Câmara teve com a comunidade. “Nós só temos a agradecer.”
Nos próximos dias, a Prefeitura estará lançando o Edital, com todas as informações do projeto de reforma habitacional tanto urbana quanto rural. As famílias interessadas, deverão procurar a Prefeitura, setor de Habitação e realizar a inscrição. Após inscritos, a equipe da Secretaria composta por arquiteta e assistente social irá, em loco, acompanhar a real situação das famílias.
A Câmara de Vereadores transmitiu ao vivo, pela fanpage, o ato oficial da devolução antecipada de recursos do Legislativo ao Executivo. Quer assistir, assista através do link.
Ascom Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque
Deixe um comentário