Secretário dos Transportes Juvir Costella confirma recurso e aguarda liberação para iniciar a obra de recuperação da ERS 142
Na tarde desta quarta-feira (06), os Vereadores Alberto Maurer – Betinho e Marina Fátima Trennepohl Crestani – Neca estiveram nos estúdios da Rádio Ceres, em entrevista no programa Som Brasil, juntamente com o secretário Estadual dos Transportes Juvir Costella. Por compromissos particulares, o presidente da Câmara, Carlos Alberto Bacher – Betão e os Vereadores Maiquel Delano Silva, Everaldo Quadros de Moura e José Gilberto Fritzen – Beto não puderam estar presentes.
Ainda no mês de janeiro, os Vereadores estiveram no gabinete do secretário Juvir Costella em Porto Alegre, reivindicando a recuperação da ERS 142, trecho que liga Não-Me-Toque à Carazinho. Na última semana, a rodovia recebeu uma operação de remendo localizado, popularmente chamado de tapa buracos. A ação também foi realizada na estrada que liga os municípios de Não-Me-Toque e Lagoa dos Três Cantos.
Segundo o secretário, a operação tapa buracos foi realizada momentaneamente para amenizar um problema regional. “Não é apenas uma rodovia que liga Não-Me-Toque à Carazinho. A ERS 142 é muito importante para a região, para o Estado, tanto para o escoamento de grãos e máquinas como no transporte de trabalhadores e estudantes, e tem uma importância ainda maior com a realização anual da Expodireto Cotrijal.”
Questionado pela Vereadora Neca sobre a existência ou não do recurso oriundo do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – Bird, Costella afirmou que em 10 a 15 dias, no máximo, o Governo do Estado terá a resposta da prorrogação ou não do investimento de aproximadamente R$20 milhões. Se prorrogado, a obra de recuperação total da via poderá iniciar ainda no mês de fevereiro, antes da Expodireto Cotrijal, que acontece de 11 a 15 de março. Ainda segundo Costella, o projeto estima 14 pontos de terceira faixa tanto de ida como de volta à Não-Me-Toque.
No final do mês de setembro de 2018, o diretor do Daer, Rogério Brasil havia anunciado a liberação do recurso de R$20 milhões do Bird. Alguns meios de comunicação trataram o anúncio como possível campanha eleitoral e Fake News. “Estamos no aguardo apenas da prorrogação ou não do investimento. São questões técnicas que nos impedem de iniciar a obra. A mesma está licitada e sabemos a empresa que irá fazer e o seu valor. Quando for liberada terá um início, meio e fim, devendo ser concluída no prazo de 90 a 120 dias,” finalizou o Secretário Estadual dos Transportes, Juvir Costella.
Poliana Glienke
Jornalista MTE/RS 17261
Ascom Câmara de Vereadores
Deixe um comentário