Conselho da Coprel visita as instalações de ampliação da Usina Pinheirinho
Dentre as melhorias está a instalação de mais uma turbina e a automação da usina
Na primeira reunião de 2019, realizada no dia 31 de janeiro, os membros do Conselho de Administração e Fiscal da Coprel Cooperativa de Energia e da Coprel Cooperativa de Geração e Desenvolvimento estiveram visitando as instalações de ampliação da CGH Pinheirinho. A Usina Cascata do Pinheirinho está situada na localidade de Pinheirinho, interior de Ibirubá.
A Usina é um empreendimento da Coprel, classificada pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica como uma Central Geradora Hidrelétrica – CGH, de baixo impacto ambiental, e que terá a potência aumentada de 0,52 MW para 0,88 MW. As obras de repotenciação tiveram início em fevereiro de 2018 e a usina deve operar em sua capacidade total ao final do mês de março.
O investimento é de R$ 3.396.622,00 e contempla a instalação de mais uma turbina e um gerador, um Limpa Grades e, também, adequações na estrutura física da casa de máquinas e barragem, aumentando ainda mais a segurança da CGH. Além disso, a Coprel vai modernizar e automatizar toda a usina, que passará a ser comandada pelo Centro de Operação e Distribuição, diretamente na sede da cooperativa. Isso é possível em virtude de internet de fibra ótica, instalada pela Triway – Internet e Telefonia.
A reforma das turbinas que já estavam instaladas, foi realizada pela equipe própria da Coprel, que realiza serviços de O&M (Operação e Manutenção de Usinas), compostos por engenheiros e demais profissionais que possuem expertise de atualização tecnológica em usinas antigas, com soluções de alto valor.
O Conselho de Administração e Fiscal planeja e aprova os investimentos da cooperativa. Acompanhar as ações, como as obras da Usina do Pinheirinho, reforça o compromisso do conselho na gestão da Coprel. “A modernização dos nossos projetos representa o verdadeiro desenvolvimento regional sustentável, pelos benefícios que traz para a região, e o conselho acompanhar essas obras, reforça a transparência dos nossos serviços, e os integram no trabalho da cooperativa”, reforça o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello.
A usina do Pinheirinho com sua capacidade ampliada irá gerar ainda mais energia e resultados, que será revertido para a Coprel Geração aplicar em seus programas sociais. “Nós temos um modelo de organização econômica e social que é sustentada pelo resultado das nossas usinas, que são canalizados nos programas como o Auxílio Pecúlio, por exemplo, que beneficia nossos cooperantes”, finaliza o presidente.
Fonte: Coprel
Crédito: Morgana Carniel
Deixe um comentário