Toscana cores e sabores – Segunda parte
Percorrendo os caminhos da Toscana, além de “alimentar os olhos” com as cores e a beleza em cada detalhe da natureza, da arquitetura histórica e das muitíssimas obras de arte, também tenho a dádiva de experimentar e me deliciar com os sabores da culinária local. Visitando os antigos burgos e caminhando pelas ruas estreitas, descobrimos pequenos restaurantes escondidos: as osteria e trattoria, estas possuem geralmente decoração rústica e servem as delícias da autêntica cozinha regional.
Também tenho a maravilhosa oportunidade de conhecer e saborear as refeições preparadas na casa de toscanos, estes carinhosos e persistentes me ensinam a elaborar alguns de seus pratos prediletos. Vamos agora realizar uma “viagem” pelos charmosos recantos da Toscana e conhecer algumas das especialidades da culinária regional!
Arezzo: A cidade tornou-se conhecida devido ao filme “A vida é bela”, que teve cenas gravadas na linda e cenográfica Piazza Grande. Bistecca con l’acciugata, scottiglia, pulezze con salcicce.
Cortona: Nessa antiga e bonita cidade foram gravadas cena do filme “Sob o sol da Toscana”, nela também viveu São Francisco de Assis. Conta com ruas muito íngremes, ótimas para gastar as calorias das refeições. Pasta al fumo, ribolita toscana e buccellato toscano.
Florença: Capital daToscana, berço do Renascimento artístico e cultural, a cidade das artes. Um verdadeiro e magnifico “museu a céu aberto“. Bistecca alla fiorentina, lampredotto, trippa alla fiorentina.
Grosseto: Localiza-se na planície da Maremma, o centro histórico é cercado por muralhas, poréma a parte moderna conta com ruas largas e arborizadas, além de belos parques. Tortelli maremmani, spaghetti a raguù, pandesanti, baccalà a Maremma, acquacota, crostini di cinghiale.
Isola del Giglio: Ilha encantadora com belas praias e maravilhosos panoramas, nela está a localidade de Giglio Porto e o burgo histórico de Giglio Castello. Insalata di baccalà, e vinho branco de Ansonica.
Lucca: É cercada por muralhas que na parte superior possuem caminhos lindos, principalmente no outono. No centro histórico se destacam as igrejas e antigos palácios. Minestra di farro, pane di patate e zuppa lucchese.
Massa Marítima: Cidade agradável, conta com parte da antiga muralha e a fortaleza medieval, além de ruas e praças com charmosos detalhes. Cardi trippati, dolce di San Bernardino e vinho di Montereggio.
Montalcino: Cidade medieval, localizada no Val d’Orcia é famosa por seus vinhos, cercada por parreiras; é um deslumbre ao olhar e ao paladar. Pinci, vinho Brunello di Montalcino (tinto seco).
Montemerano: Localiza-se no alto de uma colina rodeada de oliveiras. Muito belo, antigo e característico; com muralhas e centenárias casas de pedra. É considerado um dos burgos mais belos da Itália. Ciaffagnoni, (farinha, água, ovo e queijo), menatelli (dolce).
Montepulciano: Burgo encantador, famoso pelo vinho e por seu centro histórico que foi cenário para A Saga Crepúsculo: Lua Nova. Panzanella, pappardelle di cinghiale e vinho Nobile di Montepulciano.
Monteriggioni: Um dos burgos mais característicos, conta com majestosa muralha circular, passear por suas ruas é como um retorno ao período medieval. Coniglio in porchetta e cipolle farcite.
Orbetello: Ao sul da Maremma é um lugar turístico situado no centro de uma laguna, apresenta interessantes monumentos históricos e belíssimos locais para passeios. Anguilla in carpione, buttarga di muggine.
Pienza: Patrimônio da Humanidade, cidade planejada localiza em uma colina do Val d’Orcia. Conta com belos palácios, igrejas e charmosas praças repletas de flores. Queijo pecorino di Pienza.
Pitigliano: O panorama desse burgo é fascinante, as construções parecem brotar das rochas, no centro histórico merece destaque o aqueduto e o bairro hebraico. Pollo alla diavolla, cialdino dei tuffi e vinho branco de Pitigliano.
Pisa: Conhecida mundialmente por sua torre inclinada que junto com o duomo e o batisterio formam um conjunto arquitetônico belíssimo. Zuppa alla pisana, chioccioline di mare, castagnaccio.
Pistola: Cidade de muitas batalhas, inclusive de brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial. É histórica, mas ao mesmo tempo movimentada e alegre. Carcerato, tartara chianina, lasagneta del’orto, torte di pani (dolce).
San Gimignano: Cidade das belas torres, um dos destinos preferidos dos viajantes na Toscana. Conta com charmosas praças, palácios e 14 casas torres. Gelato (um dos melhores do mundo), zaferano (tempero) e vinho Vernaccia (branco seco).
San Miniato: Simpática cidade entre colinas, com uma única e longa rua, terra do “tartufo bianco”, (cogumelo muito apreciado e de alto custo). Tagliolini al tartufo bianco, Vin Santo dei Chianti (secco, amabile e dolce).
Siena: Belíssima cidade, o centro histórico com igrejas, palácios, ruas estreitas e arcos é uma verdadeira imersão no período medieval e a catedral é uma das mais bonitas da Itália. Panforte, pici al ragù di maiale, ricciarelli, cavalucci, vinho Chianti Galo Nero.
Sorano: Burgo muito antigo, seus palácios, igrejas e a fortaleza, bem como suas ruas estreitas e muito íngremes retratam séculos de história. Sfratti, fetuccine a ragù di maiale, ricota e formaggio pecorino.
Volterra: Cidade com história riquíssima, as heranças etrusca, romana e medieval estão presentes em diversas construções, na imponente muralha e em suas ruas e praças encantadoras. Tortelli di patate con ragù di cinta (raça de suino), zuppa di carabaccia e sportiva (dolce).
A Toscana é bela, plena de história e rica em cores e sabores, terra de povo trabalhador que valoriza suas tradições, especialmente aquelas ligadas à culinária. Para os toscanos a “cozinha” com as comidas, condimentos e bebidas é além do importante, é algo poético e sagrado. “Cucina non e’ mangiare. E’ molto, molto di piu’. Cucina e’ poesia. Heinz Beck
Deixe um comentário