Carazinho sedia reunião da AMAJA
Carazinho sediou na tarde de quinta-feira (2) uma reunião da Associação dos Municípios do Alto Jacuí AMAJA. O encontro aconteceu na Câmara de Municipal Vereadores e reuniu prefeitos, secretários da Fazenda e administradores do Fundo de Previdência de 13 municípios da região para uma produtiva discussão sobre o Fundo de Previdência dos municípios.
O tema é complexo, cheio de especialidades e afeta diretamente os orçamentos públicos. Para falar sobre o assunto a AMAJA convidou o especialista Sérgio Aureliano da Silva, representante da Confederação Nacional dos Municípios – CNM. O especialista explanou sobre várias pontos como regime previdenciário, cálculo atuarial, déficit atuarial, tipos de aposentadoria, direito a paridade, orientou e esclareceu as dúvidas dos municípios.
Estiveram representados no encontro Santa Bárbara do Sul, Tapera, Ibirubá, Boa Vista do Incra, XV de Novembro, Colorado, Almirante Tamandaré do Sul, Victor Graeff, Santo Antônio do Planalto, Saldanha Marinho, Lagoa dos Três Cantos, Espumoso e Fortaleza do Valos.
Carazinho, como anfitrião do evento e devido a importância do tema, teve presença marcante. Além do Prefeito Milton Schmitz e do vice-prefeito Fernando Sant’Anna de Moraes, participaram os secretário, Adroaldo De Carli (Fazenda), Gustavo Viapiana (Procurador Jurídico), Jorge Dutra (Geral de Governo), Andréia Schmitz (Primeira-Dama e Assistência Social), Aldrin Keyser, além do presidente da Câmara, Marcio Hoppen (Guarapa) e os vereadores Tenente Costa, Gilson Haubert e Janete Oliveira.
Na opinião do prefeito a questão da previdência é um assunto importante e está “apertando o sapato” de muitos municípios. “Na nossa prefeitura conseguimos avançar em algumas questões sem prejudicar em nada o servidor”, garante.
O evento foi extensivo ainda aos municípios que não possuem regime próprio mas que tenham interesse em buscar informações e esclarecimentos em relação a sua implantação. Esteve presente também, o presidente do COMAJA , Volmar Telles do Amaral, prefeito de Saldanha Marinho que destacou a importância de se trazer pessoas especializadas no assunto para orientar os municípios.
Para o secretário Geral da AMAJA, João Schemmer, de Ibirubá, é preciso planejamento, gestão e conhecimento para administrar as previdências municipais. Segundo o secretário, os prefeitos que não fizerem uma boa gestão terão complicações.
Como funciona a Previdência Própria
Existem três sistemas de previdência pública no Brasil: o Regime Geral, mais conhecido como INSS, que atende aos trabalhadores da iniciativa privada, além de uma minoria de servidores públicos; o sistema dos militares, que faz parte do regime da União, mas conta com regras próprias; e, por fim, os Regimes Próprios de Previdência Social (os chamados RPPS), que beneficiam a ampla maioria dos servidores públicos da União, Estados e municípios, sendo organizados por cada esfera de governo de maneira independente.
Ascom Prefeitura de Carazinho
Deixe um comentário