Cooperativa escolar é fundada em Não-Me-Toque
Projeto é fruto da parceria entre Sicredi e Secretaria Municipal de Educação
A Câmara Municipal de Vereadores de Não-Me-Toque sediou na noite desta terça-feira, 14/11, a fundação da Cooperativa Escolar Cooperabom, da EMEF Carlos Gomes. O projeto é vinculado ao Programa A União Faz a Vida, desenvolvido pela Sicredi Alto Jacuí, com apoio da Cotrijal. Além da comunidade escolar, fizeram-se presentes autoridades e lideranças locais.
Durante o evento, os alunos envolvidos com a Cooperativa Escolar conduziram a Assembleia de constituição da cooperativa e elegeram os membros do conselho. A Cooperabom está atualmente produzindo o objeto de aprendizagem “cri-cri de laranja”, que teve sua primeira comercialização e encomendas no próprio evento de fundação. A decisão pela confecção do produto surgiu a partir de um projeto da Educação Infantil sobre a laranjeira, realizado no Programa A União Faz a Vida.
Na oportunidade, o presidente da Sicredi Alto Jacuí, José Celeste de Negri, comentou que a instituição financeira cooperativa sente-se gratificada por estar contribuindo com o desenvolvimento dos estudantes. “Sabemos que daqui sairão futuros cidadãos mais cooperativos, mais líderes e responsáveis”, disse.
A diretora da EMEF Carlos Gomes, Carla Van Riel, salientou que acredita que o projeto será um diferencial para a vida de cada um dos alunos. “Já percebemos que os estudantes envolvidos estão empolgados com a Cooperabom e com tudo o que estão vivenciando nas atividades. A gente deseja que eles prossigam nesta caminhada de desenvolver a liderança dentro da comunidade”, destacou ela.
Para o aluno do 8º ano, João Vitor Soares Dias, que é presidente da Cooperabom, a Cooperativa Escolar mudou sua maneira de vivenciar situações diárias. “Sempre quis participar de um projeto como esse. Estou compreendendo melhor o funcionamento da condução de uma empresa, além de desenvolver maior responsabilidade para liderar a cooperativa. Quero levar tudo o que estou adquirindo para a minha vida”, comentou João Vitor.
“Nosso próximo passo agora é angariar inscrições de sócios, produzir e vender mais nosso objeto de aprendizagem”, acrescentou o presidente da Cooperabom. No projeto, os alunos recebem auxílio da equipe do Sicredi e da assessoria pedagógica do Programa A União Faz a Vida para desenvolver todas as atividades necessárias para a constituição e prosseguimento de uma cooperativa. O trabalho incentiva os jovens a tornarem-se mais responsáveis, líderes e cooperativos.
Deixe um comentário